Notícias › 09/06/2016

10º Dia: “Santo Antônio e a Eucaristia”

 

Neste décimo dia de trezena, os trabalhos começaram cedo. As senhoras que preparam o tradicional bolo de Santo Antônio iniciaram a preparaçdestaque10a-trezenaão. Os corredores do convento ficaram coloridos com os diferentes tipos e cores de coberturas.

À noite, Frei Wilson Batista Simão presidiu a Santa Missa da Trezena, cujo o tema era Santo Antônio e a Eucaristia. Iniciou sua homilia lembrando que hoje nossa Igreja celebra a memória de São José de Anchieta, e que a Eucaristia é o alimento mais sublime da vida espiritual dos santos.

Uma das características mais reverentes de Santo Antônio era o dom da pregação. Muito de seus sermões foram dedicados a temática de hoje: a Santíssima Eucaristia.

Cada dia celebramos de um jeito novo a Ceia do Senhor, e a cada dia o Senhor vem ao nosso encontro querendo transformar nosso coração num coração misericordioso como o dele. E essa misericórdia que brota do coração de Jesus vem a nós sobretudo pelo alimento eucarístico. Este, por sua vez, é também o sacrifício único da liturgia da Igreja, é o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, em que a Igreja louva e canta a glória de Deus em toda a criação.

A Eucaristia é Cristo em nós e nós em Cristo. É o nosso jeito de estarmos intimamente ligados ao Senhor e participarmos da sua misericórdia e bondade. Em suas pregações, Santo Antônio sempre ensinou o amor ao Cristo Eucarístico, sobretudo para combater as profanações de sua época.

Frei Wilson concluiu pedindo para que tenhamos sempre em vista a grandeza do sacramento da Comunhão, lembrando-nos a frase de Santo Agostinho: “Na Eucaristia Cristo está mais próximos de nós do que nós de nós mesmos”. Depois leu uma perícope da autoria de Santo Antônio:

“No altar, sob as aparências de pão e de vinho, está presente o próprio Jesus, vivo e glorioso, revestido daquela carne humana com que outrora Ele se ofereceu e ainda hoje continua se oferecendo todos os dias como vítima ao divino Pai. Aprende, ó homem, a amar Jesus. Ele é a sabedoria, Ele é a prudência, Ele é a força, nele está a inteligência de tudo, Ele é a vida, Ele é o sustento, o pão dos anjos, a refeição dos justos, Ele é a luz dos olhos, nele está a nossa Paz”.

 

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com