Notícias › 14/03/2013

5º Domingo da Quaresma

Acompanhe aqui a Lectio Divina (leitura orante) para o 5º domingo da Quaresma:

Texto Bíblico: Jo 8, 1-11

Jesus foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer, ele voltou ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-se e começou a ensinar. Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega em adultério. Eles colocaram a mulher no meio deles e disseram a Jesus: Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo devem ser apedrejadas. E tu, o que dizes? Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo para acusá-lo. Então Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Os doutores da Lei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta. Então Jesus se levantou e disse: Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra. E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho. A mulher continuava ali no meio. Jesus então se levantou e perguntou: Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você? Ela respondeu: Ninguém, Senhor. Então Jesus disse: Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.

1 – Leitura: O que diz o texto?

Jesus estava ensinando ao povo. Os chefes religiosos judeus, para provocar, trouxeram uma mulher pega em adultério e a colocaram diante de Jesus. Lembraram que pela Lei de Moisés, ela devia ser apedrejada. Jesus nada falou. Inclinado, escrevia no chão. Eles insistiram. Jesus disse: Quem de vocês nunca pecou pode atirar a pedra. E de novo escrevia no chão. Eles foram saindo um por um. Jesus vendo a mulher ainda no chão humilhada perguntou: Ninguém te condenou? Eu também não te condeno. Vai em paz e não peque mais.

Perguntas para a leitura:

  • Quem veio ao encontro de Jesus, trazendo o que?
  • Que lembraram sobre a Lei de Moisés neste caso?
  • Que fez Jesus? E de novo, o que disseram?
  • Que respondeu Jesus e o que fizeram eles?
  • Que disse Jesus para a mulher?

2 – Meditação:

Encontrar-se com Jesus provoca reação em nós. Seja vergonha por não mostrar a Ele que lhe queremos bem, seja porque mesmo querendo bem a Ele, ainda fazemos algo que nos afasta d´Ele.

  • Por que Jesus não responde nada sobre o pecado desta mulher?
  • Que pretendia dando tempo e escrevendo no chão?
  • Por que Jesus desafia dizendo: quem não tem pecado atire a pedra?
  • Quando sabemos que somos pecadores, podemos ajudar alguém a sair do pecado?
  • A bondade de Jesus aprova o erro da mulher? Que pretende Jesus?
  • Jesus às vezes pode ficar escrevendo no chão de nossa vida… Por quê? Para que?

3 – Oração:

No Pai Nosso: perdoai-nos… Quero o perdão para mim. Mas primeiro preciso refletir: como perdôo os outros, não guardando mágoas. Não nos deixeis cair em tentação: que eu não provoque a tentação. Que tentado, eu olhe para Deus que me ama. A tentação é um teste de amor! Não posso tentar a Deus, arriscar-me no perigo… Mas livrai-nos do mal… Só Deus é nossa força. Que a luz da Palavra e da bondade de Deus nos afaste da busca de fazer a minha vontade.

Reze com calma o salmo 120 (121).

4 – Contemplação:

O olhar de Deus sempre acompanha minha vida. É como a coluna sagrada da travessia do povo no deserto (Ex 13,21s): de dia a coluna de nuvem, de noite a coluna de fogo para iluminar e guiar nossa vida. Nossos pecados não nos deixam olhar para o alto, para a coluna sagrada… Prostrados por terra como a adúltera, sem levantar a cabeça, só vemos nossos pecados… Ouçamos a voz de Cristo: Eu não te condeno. Levanta de teu pecado e vai em paz. Mas não tornes mais a pecar. Quando o espelho está embaçado, não podemos ver nele nosso rosto. Assim também quando estamos em pecado não é possível ver Deus (S.Teófilo de Antioquia – séc.II)

5 – Proposta pessoal:

Quaresma – recorrer à confissão – sacramento de misericórdia, que nos levanta do chão de nossa fraqueza e nos conduz seguros até a Páscoa.

6 – Proposta comunitária:

Quaresma para todos – tenho de ajudar outros a procurar o sacramento da confissão. Seja você um anjo de Deus para todos indicando o caminho do perdão e da paz.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com