Notícias › 05/06/2016

6º Dia: “Santo Antônio e a Fé”

 

Frei Diego Atalino de Melo presidiu este sexto dia da trezena de Santo Antônio. Dentro da temática da Misericórdia, o lema da pregação de hoje era “Santo Antônio e a Fé”, cuja frase inspiradora do santo afirmava que “A veste da alma é a fé, que é de ouro, se for iluminada com o brilho da caridade” (Sermão de Pentecostes).

destaque06-trezenaFrei Diego, ao iniciar sua homilia, fez um apanhado histórico da cidade de Naim em Nazaré, cujo o nome significa amável, algo de bom, acenando o encontro de duas multidões: Os que estavam com Jesus (multidão da vida) e os que estavam em Naim (multidão da morte). Antes de falar propriamente deste contexto, nos lembrou da posição social sofrida pela mulher viúva.

Por isso, ao vê-la, Jesus teve compaixão. Assim como Jesus precisamos ter compaixão, desejar aliviar o sofrimento do próximo. “Compaixão é a atitude de quem coloca o coração do outro dentro do próprio peito e transforma sentimento em ação”, afirmou o celebrante.

Jesus também toca o caixão, o que era considerada uma forma de contaminação e pecado, pois transgredia a Lei. A Lei não pode nos afastar da dor do próximo. Além disso, depois da ordem de Jesus, o jovem levanta e fala. Falar é ter a dignidade de se expressar segundo seus direitos.

Com isso, Frei Diego conclui que uma fé que não se exprime, que não comunica e que não chega até os outros é morta. Santo Antônio foi um homem de muita fé, não só pela teologia que escreveu pelos seus sermões, mas por tudo que praticou enquanto compaixão e misericórdia, encarnando a Palavra de Deus em sua vida.

Antes da benção final, estando presente a relíquia da Bem-aventurada Madre Assunta Marchetti, Frei Diego convidou a postuladora da causa o e sua beatificação, Ir. Leocárdia Mezzomo, para testemunhar as virtudes da Madre, convidando todos para rezar uma oração pela sua canonização.

Frei Diego concluiu com a tradicional benção de Santo Antônio com sua relíquia, aspergindo a todos com água. Muitos fiéis permaneceram presentes com cumprimentos fraternos e em oração pessoal com devoções a Santo Antônio.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com