Notícias › 07/06/2016

8º Dia: “Santo Antônio e o Mistério da Cruz”

Estamos no oitavo dia da nossa Trezena, cujo tema é “Santo Antônio e o mistério da Cruz”. Por isso, Frei Germano Guesser, presidente da Santa Missa, iniciou sua homilia com a frase do Santo: “Em cada canto da cruz há uma pedra preciosa: a misericórdia, a obediência, a paciência e a perseverança. Quando cristo estendeu na cruz a mão e quis que ela, assim estendida, fosse aberta com um cravo, derramando, então, pela ferida um tesouro de misericórdia, encheu de bênçãos todas as almas”.

Por isso, cada um de nós e convidado a assumir sua cruz. Ela nos recorda os vários sofrimentos que sofremos, a exemplo de cristo. Escolher o caminho da cruz é, sem dúvida, optar pela pessoa e projeto de Jesus. Não dá para ser cristão só nos momentos de intensa alegria, é preciso testemunhar o Cristo em todas as situações da vida, mesmo nas mais adversas.

Existem muitas cruzes impostas pelos acontecimentos da caminhada, jogadas nas nossas costas pela maldade humana. Essas cruzes não somos obrigados a carregar. Jesus fala para assumirmos a nossa cruz, que livremente escolhemos, conscientemente elegemos e com amor assumimos. Trata-se da cruz que se identifica com a nossa vocação.

“A cruz de Cristo não foi um acidente de percurso, mas foi instrumento da redenção. Assim deve ser também a nossa”, afirmou Frei Germano. Vivenciar a fé, falar a verdade, denunciar os pecados da humanidade e pôr-se inteiramente a serviço da vida são as formas em que nossa cruz é fabricada. Carregá-la com amor e coragem é que nos transforma em companheiros de cristo. Assim nos comprometemos com a construção de um mundo novo, sem temer as adversidades que virão.

Frei Germano concluiu sua homilia pedindo para que não confundamos a religião com masoquismo. Não suportamos os sofrimentos passivamente, mas a possa postura de fidelidade vai nos chocar com os poderes contrários ao Evangelho. Nem podemos fazer ruma religião light, sendo intimistas e individualistas.

Ao Final, frei Germano concluiu com a benção de Santo Antônio com o relicário, aspergindo o povo com água e os pães para distribuição aos fiéis. O dia do nosso Padroeiro está se aproximando, façamos forças para preparar os nossos corações para esta grande festa, em oração e participando dos últimos dias do trezenário deste ano.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com