Notícias › 08/06/2016

9º Dia: “Santo Antônio e a Fraternidade”

 

 

O nono dia da trezena de Santo Antônio foi presidida pelo Frei José Francisco de Cássia dos Santos. A temática de hoje traz à reflexão a veia franciscana de Santo Antônio, cuja temática foi: Santo Antônio e a Fraternidade. Já de início, Frei José fez uma reflexão no ato penitencial, pedindo perdão pelas vezes que não geramos vínculos fraternos mas geramos conflitos.

destaque09-trezena

Em sua homilia continuou discorrendo sobre o tema. Lembrou-nos que a fraternidade é uma palavra usada desde a novidade franciscana no seio da Igreja. Esta palavra nasce da proposta de São Francisco, rompendo com o modelo monástico, afirma que o convento de um frade é o mundo. Além disso, o movimento pauperístico abraça a vida pobre, não miséria e a pobreza como é concebida hoje, mas o despojamento, a desapropriação.

A exemplo de São Francisco e Santo Antônio, precisamos sempre resgatar a vivência do Evangelho em nossas vidas, para manter uma vida desapegada. Esse desapego facilita a partilha e a construção da grande fraternidade de irmãos. O Carisma de São Francisco vai na perspectiva Evangélica que nos ensina a chamar a Deus de Pai, fazendo-nos irmãos. A relação com o Pai é uma relação gratuita e despojada. Devemos seguir este exemplo e tentar sempre construir laços de unidade.

Frei José Francisco concluiu sua homilia citando o Cântico das Criaturas, em que São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas chamando-as de irmãs. Deus é Pai e Criador, e todas as criaturas são criação deste Criador. A vida não é só nossa, mas um dom para todas as coisas criadas por Deus, e precisamos cuidar desta vida que é comum a todos.

Ao final da Santa Missa houve a Bênção de Santo Antônio com a relíquia e aspersão dos fiéis com água. Alguns permaneceram em oração com suas devoções pessoais.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com