Notícias › 29/11/2013

Advento: tempo de uma alegre espera

Annonciation_Eric_TaizeAcompanhe a reflexão do Pe. Emmanuel Araujo, SJ, sobre Tempo do Advento.

Advento: a aventura de uma espera alegre e cheia de esperança

No Primeiro Domingo do Advento inicia-se novo ano litúrgico. A Liturgia destaca as duas vindas de Cristo em sua íntima relação de unidade: a 1a inicia o que será cumprido plenamente na 2ª. A vinda de Cristo é fim ou início. Por que falar do fim do mundo no início do ano litúrgico? O novo ano litúrgico começa com o tema final do ano que terminou, porque a Vinda de Cristo é sempre a perspectiva de nossa vida. Os Padres da Igreja falavam de 3 vindas: 1ª = nascimento da Virgem Maria; 3ª = última e gloriosa, no fim dos tempos; 2ª = no cotidiano da vida de cada um de nós. A retomada da vinda de Jesus no fim e no início de cada ano litúrgico atualiza em nós a consciência da vinda permanente de Jesus em todos os dias de nossas vidas.

Advento significa chegada: aguardamos a chegada de Cristo e nos preparamos para ela. Este tempo leva-nos a perguntar: o que a chegada de Cristo provoca em nossas vidas, em nossa comunidade, em nosso mundo? No Advento celebramos a chegada de Cristo em nossos corações. Ele vem até nós e bate à nossa porta. Nós o vivenciamos como aquele que vem? Nós notamos sua vinda? Nós o deixamos entrar em nossas vidas?

As vestes litúrgicas são de cor roxa, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal, com exceção do Terceiro Domingo do Advento, Domingo da Alegria ou Gaudete, cuja cor é rósea, sinal da alegria da vinda do libertador que está bem próxima, expressa na segunda leitura: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto. (Fl 4, 4).

Os Prefácios do Advento. I = a dupla vinda de Cristo e IA = Cristo, Senhor e Juiz da história (Advento escatológico – 2a Vinda); II = A espera alegre e jubilosa de Cristo e IIA = Maria, a Nova Eva (Advento natalino – 1a Vinda)

Nas Missas de Domingo. Esquema das Leituras: 1 anúncio profético + 1 ensinamento de S. Paulo do tipo moral (compromisso ético do cristão) + 1 discurso ou narrativa do Evangelho. Temas: 1o Domingo: Vigilância na espera de Cristo; 2o Domingo: Convite urgente à conversão (João Batista); 3o Domingo: Testemunho dado a Jesus pelo seu Precursor; 4o Domingo: Anúncio do nascimento de Jesus a Maria e a José.

Missas da semana, com temas divididos em dois blocos. 1o, do início até o dia 16/12: os sinais e as características do Reino messiânico e as condições para nele entrar. 2o, de 17/12 a 24/12: preparação direta para o Natal, com a narrativa das diversas anunciações e de como as promessas do Reino do Messias descendente de Davi se concretizam no Cristo Jesus.

As Leituras do Advento apresentam uma unidade e cumprimento entre AT – NT. De 17 a 24/12, as Aclamações ao Evangelho (+ antífona do Magnificat nas Vésperas da Liturgia das horas) trazem as antífonas do “Ó”, antífonas antiquíssimas, com títulos do Messias que traduzem o espanto comovido da Igreja diante do Mistério do Cristo que vem.

Figuras-modelo da espera e esperança do Tempo do Advento.

Isaías: Ecos da esperança que confortou o povo eleito no exílio, através do Profeta Isaías, anunciador da esperança na vinda do Messias. As leituras do 2o livro de Isaías (capítulos 40-45) trazem o alegre anúncio da libertação.

João Batista: Último dos Profetas e modelo do itinerário que leva ao verdadeiro Messias, reúne a história antiga da expectativa messiânica e culmina no cumprimento das promessas.

Maria: Destaque à sua relação com o Mistério da Redenção e à sua cooperação. Nela culmina a expectativa messiânica e a esperança do povo (Filha de Sião).

José: Mistério resumido em duas palavras: Homem Justo. Elo de junção que, através de Davi, une Cristo à grande promessa (Abraão). Sua fé é modelo para os que querem encontrar a Cristo.

A Espiritualidade do advento, destacada na Liturgia, traz o apelo a alguns comportamentos essenciais do cristão: Expectativa vigilante e alegre; Esperança; Conversão.

Fonte: Pe. Emmanuel Araujo, SJ

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com