Notícias › 21/05/2012

Texto provisório do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo

Durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), no sábado, 28, foi apresentada a primeira versão preliminar do texto do 11º Plano de Pastoral, intitulado “Arquidiocese de São Paulo: testemunha de Jesus Cristo na cidade”.

A versão apresentada passará por alterações. As mudanças feitas no 11º Plano de Pastoral serão fruto das contribuições enviadas pelo “maior número de pessoas. Mas é importante que os padres, os agentes de pastoral (religiosos, religiosas e leigos), os conselhos pastorais (CPP, CPS E CRP); as coordenações das pastorais, movimentos, associações, organismos e novas comunidades da Arquidiocese, enfim todos participem efetivamente do processo.”

Recomenda-se que os conselhos de pastoral de todos os âmbitos (regional, setorial e paroquial) colaborem “lendo o texto provisório; estudando, debatendo, refletindo, enriquecendo e enviando sugestões, propostas e contribuições”. As contribuições devem ser enviadas até o dia 07 de junho.

Clique aqui e veja a carta com as orientações para contribuir com o texto do 11º Plano de Pastoral

Conforme explicou Dom Milton Kenan Júnior, bispo referencial do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, o texto está dividido em duas partes. A primeira, “Uma Igreja em Caminho”, apresenta uma fundamentação teológica e pastoral que retoma a caminhada da Arquidiocese desde a Conferência de Aparecida, em 2007; aponta para uma mística de ação pautada nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – DGAE -, elenca possibilidades e desafios para a evangelização na cidade; e trata da vocação da Igreja para evangelizar.

Na segunda parte do texto, “Urgências na Ação Evangelizadora e Pastoral”, constam indicações de atuação a partir das cinco urgências apontadas pela DGAE:

  1. Igreja, em estado permanente de missão;
  2. Igreja, casa da iniciação cristã; Igreja, lugar de formação bíblica da vida e da pastoral;
  3. Igreja, comunidade de comunidades;
  4. Igreja a serviço da vida plena de todos;
  5. A quinta urgência Evangelização da juventude, foi indicada na assembleia Arquidiocesana – 2011.

Leia aqui o texto provisório do 11º Plano de Pastoral

“Embora o 10º plano tenha sido elaborado a partir da Conferência de Aparecida, o 11º já recolhe um pouco da experiência realizada nas igrejas com base na Conferência, recolhe aquelas intuições mais importantes que devem determinar a ação pastoral da Arquidiocese e as experiências da CNBB sobre a urgências pastorais publicadas nas últimas DGAE”, explicou dom Milton ao O SÃO PAULO.

O texto provisório será enviado esta semana para as paróquias. As sugestões de redação poderão ser feitas até 7 de junho. A aprovação final do texto será na assembleia arquidiocesana em setembro.

Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com