Destaque, Notícias › 13/06/2017

Chuva não espanta devotos de Santo Antônio

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – A chuva prevista chegou nas primeiras horas da manhã mas não espantou os fiéis devotos de Santo Antônio neste dia 13 de junho, dia do Santo Franciscano. Na primeira Missa, às 6 horas, já dava para se ter uma ideia da devoção do povo. Fora da igreja, mesmo com chuva, o povo fazia fila na barraca do pãozinho de Santo Antônio. Durante o dia, serão celebradas dez Missas, terminando a festa com a procissão depois da Celebração Eucarística das 19h30. Hoje, terça-feira, é especial na devoção ao santo. Ele foi sepultado no dia 17 de junho, uma terça-feira. Desde então teve início o costume de lembrá-lo nesse dia.

O pároco Frei Germano Guesser conta com os postulantes do Seminário Frei Galvão e uma grande equipe de voluntários e voluntárias para esta festa. Segundo ele, nem deu tempo para descansar dos trabalhos da véspera. Às 7 horas, ele dava entrevista ao vivo para a Rede Globo chamando os fiéis para prestarem homenagem ao Santo Padroeiro do Pari.

O grande movimento deve acontecer das 11 às 14 horas, quando as pessoas aproveitam os horários de almoço para pedir graças e demonstrar confiança e fé no Santo Intercessor. O bairro do Pari é essencialmente comercial e, no final da jornada de trabalho, a aglomeração no largo Padre Bento atinge o máximo, para a Missa de encerramento e a procissão pelas ruas do bairro.

Neste ano, o tema da festa, que chega à 103ª edição, é “Santo Antônio e a devoção a Maria”. Frei Anacleto Gapski celebrou a Primeira Missa deste dia e, em seguida, Frei Wilson Simão foi o celebrante.

“O que nos motivou numa manhã chuvosa a deixarmos nossa casa para estarmos aqui, juntos, celebrando Santo Antônio? O que nos motiva esta devoção? O nosso grande Padroeiro nos interpela a uma vida simples, humilde e voltada para Deus”, disse Frei Wilson.

Luiz Bueno à direita com os pães para serem abençoados

“APÓSTOLO” DO PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO

O devoto Luiz Alberto Bueno deixou a Zona Oeste, onde reside, para participar da Primeira Missa. Com ele, dois sacos de pães para serem abençoados. “Tenho cerca de 600 pães que levarei para os amigos. Desde da véspera, esses amigos já ficam me cobrando”, contou Luiz, que chega a sair da Zona Oeste e distribuir os pães até Interlagos. “É uma devoção que tenho há 30 anos, quando alcancei uma graça e aqui fui batizado”, revelou, confessando-se assustado com a transformação rápida do Pari em um gigantesco centro comercial. Como Luiz, muitas pessoas já mudaram do bairro, mas durante a festa de Santo Antônio não deixam de marcar presença.

Fila para pegar o pão bento às 6h30 desta terça-feira chuvosa

13/06 – DIA DE SANTO ANTÔNIO

Nesta terça-feira, dia 13 de junho, a Igreja celebra Santo Antônio.

Em nossa Paróquia, os festejos começam cedo, às 6 horas da manhã, com a celebração da 1ª missa.

As missas acontecem a cada hora e meia, às 6h00, 7h30, 9h00, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30 e 18h00.

Missa solene das 19h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro, encerra a parte religiosa da festa.

Durante todo dia haverá bênção do pão e dos fiéis, dentro e fora da igreja.

Festa externa acontece a partir das 6 horas, com distribuição do pão bento, venda do lírio e tradicional bolo de Santo Antônio, além das barracas de comidas típicas e bingo.

Nosso endereço:
Praça Padre Bento, 13 – Pari
São Paulo, SP, CEP 03031-050

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com