Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma

DSC_3841Aconteceu nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, a celebração que marca o início da Quaresma, a quarta-feira de Cinzas. A missa das 19h30 foi presidida pelo vigário paroquial, Frei Carlos Nunes, e concelebrada por Frei Anacleto Gapski.

No início da celebração, Frei Carlos falou a respeito da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. O frade recordou os 50 anos do Concílio Vaticano II, que trouxe mudanças significativas para a Igreja e para a Liturgia. Frei Carlos falou também da importância do seguimento a Jesus Cristo, que deve ser aprofundado neste tempo litúrgico.

DSC_3846Em sua homilia, Frei Anacleto destacou 3 aspectos importantes da Quaresma: esmola, oração e jejum. “A esmola não é dar o troco que sobrou. A verdadeira esmola é o caminho que me leva ao encontro do meu irmão, especialmente do meu irmão mais carente, mais necessitado. Ele não precisa apenas da ajuda material. Ele precisa que eu seja irmão, que eu lhe dê a parte da minha vida, que talvez seja mais importante”, afirmou o frade.

“Se no primeiro momento nós saimos ao encontro do irmão, no segundo momento, na oração, o caminho nos leva ao encontro de Deus. Colocar-se diante da Deus na atitude de humildade, simplicidade”, acrescentou Frei Anacleto.

O frade falou ainda que a oração é espaço privilegiado para a escuta da vontade de Deus, mas que também é necessário dar uma resposta a Ele. “A oração me faz ver face a face a maravilha que é Deus e o que Ele realiza por mim”, afirmou.

DSC_3808Frei Anacleto falou do último aspecto destacado, o jejum. O jejum verdadeiro não se faz através da abstenção de alimentos, mas através do coração, da prática do amor e da caridade. “O jejum me leva pra dentro de mim mesmo, e me leva a pedir perdão das minhas faltas e me leva a ter uma atitude de humildade, caracterizada pelo serviço, e pelo reconhecimento da própria fragilidade”, concluiu.

Ao final da celebração, os presentes foram convidados a receberem as cinzas, como sinal de conversão e penitência, dando assim início ao Tempo Quaresmal.

Veja a galeria de fotos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com