Notícias › 16/04/2014

Dom João Bosco é nomeado bispo da Diocese de Osasco

dboscoEm mensagem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda Dom João Bosco Barbosa de Sousa, nomeado hoje, 16 de abril, pelo Papa Francisco, bispo da diocese de Osasco (SP). Dom João Bosco, até o momento, era bispo de União da Vitória (PR). O texto é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Leia, na íntegra.

Saudação a Dom João Bosco Barbosa de Sousa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB congratula-se com Dom João Bosco Barbosa de Sousa, que foi nomeado hoje, 16 de abril, pelo Papa Francisco, como novo bispo da diocese de Osasco (SP), sendo transferido da diocese de União da Vitória (PR).

O lema episcopal de Dom João Bosco, “Cristo nossa vitória”, faz-nos recordar as palavras do Santo Padre, o beato João Paulo II, na Encíclica Redemptor Hominis, de que a missão da Igreja é impulsionada pelas “luzes e forças do Espírito que provêm de Cristo crucificado e ressuscitado” (RH, 18).

Acompanhamos Dom João Bosco com nossas preces, suplicando a Deus para que faça frutificar em muitas bênçãos seu pastoreio junto a todas as comunidades da Igreja Particular de Osasco, sob a proteção de São Francisco de Assis.

Na ocasião, em nome dos irmãos do episcopado, agradecemos a dom Ercílio Turco a dedicação à diocese de Osasco. O Senhor lhe conceda saúde e paz.

FRANCISCANO

Frei João Bosco nasceu no dia 8 de dezembro de 1952 e ingressou na Ordem dos Frades Menores pela Província Franciscana da Imaculada Conceição no dia 20 de janeiro de 1971. Fez a profissão solene no dia 4 de outubro de 1975 e foi ordenado sacerdote no dia 7 de janeiro de 1978.

Sua primeira transferência foi para São Paulo, onde se tornou vigário paroquial na Igreja Santo Antônio do Pari (1978-1982) e depois pároco da Igreja de São Francisco de Assis (1983-1987; 1995-1997).

Formado em jornalismo, Frei João foi diretor de produção da agência Sonoviso do Brasil, produtora de audiovisuais de caráter religioso e formativo, na arquidiocese do Rio de Janeiro (1988-1994). De 98 a 2000, participou do Conselho Provincial, período em que residiu em Pato Branco, no Paraná, onde foi também pároco da Igreja São Pedro Apóstolo e presidente da Fundação Celinauta – Rádio e TV, funções que desempenhou até 2003. A partir de 2004, voltou para São Paulo, como pároco da Igreja de São Francisco de Assis.

Frei João Bosco Barbosa de Sousa foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de União da Vitória, no Paraná. Ordenação Episcopal ocorreu em 25 de março de 2007 na Paróquia São Francisco de Assis; ordenante principal: Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes. e Co-ordenantes: Dom Frei Luís Flávio Cappio e Dom Antônio Celso Queiroz.

Fonte: Franciscanos

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com