Destaque, Notícias › 27/07/2013

Ecumenismo durante a JMJ

taize_sto_inacioNestes dias de Jornada Mundial da Juventude, a igreja da Candelária, na região central do Rio de Janeiro, recebe os irmãos da comunidade ecumênica Taizé, fundada há 73 anos, no sul da França, por irmão Roger.

Irmão Alois, o prior da comunidade, está no Brasil desde o dia 22 de julho, onde participou de uma oração no Colégio Santo Inácio. Junto a ele estão outros irmãos, também vindos da comunidade na França: Ir. Jean-Marie, Ir. David, Ir. Héctor, Ir. Etienne. e os irmãos que moram na comunidade no Brasil, localizada na cidade de Alagoinhas, Bahia: Ir. Cristóvão e Ir. Pascal. Com eles vieram três jovens de Portugal, para ajudar nos cantos das orações, Sara, Joana e Thiago.

A comunidade Taizé é conhecida por suas orações e cantos, pequenos refrões, que são repetidos diversas vezes, numa espécie de mantra.

Todos os dias, às 14h e 16h, acontece a oração de Taizé na igreja da Candelária. Na tarde de terça-feira a pastoral dos surdos esteve presente na oração. Os irmãos de Taizé no Brasil possuem profunda ligação com os deficientes auditivos, pois são responsáveis por uma fundação na cidade de Alagoinhas.

SAM_0218Alguns voluntários da JMJ traduziam as canções para a linguagem de sinais, e os participantes repetiam os gestos, cantando os refrões em libras.

Ao final da oração, ir. Alois agradeceu a presença da pastoral dos surdos, e manifestou sua alegria por estar no Brasil.

Os irmãos de Taizé estarão na Vigília, que acontece neste sábado na praia de Copacabana.

Saiba mais sobre a Comunidade Taizé

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com