Notícias › 13/06/2016

Frio não espanta fiéis de Santo Antônio do Pari

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – A onda de frio que parece ter chegado para ficar ‘castigou’ os fiéis de devotos de Santo Antônio na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, mas mesmo assim logo às 6 horas já participavam da primeira Santa Missa, das dez que serão celebradas durante toda a Festa de Santo Antônio, na Igreja do Pari, em São Paulo. De todas as regiões da Grande São Paulo, o povo vem ao Pari para fazer a sua devoção ao santo franciscano. Neste dia 13, o Pari é o centro da fé.

O pároco Frei Germano Guesser conta com os postulantes do Seminário Frei Galvão e uma grande equipe de voluntários e voluntárias para esta festa. Segundo ele, nem deu tempo para descansar dos trabalhos da véspera. Às 6 horas, ele dava entrevista ao vivo para a Rede Globo chamando os fiéis para prestarem homenagem ao Santo Padroeiro do Pari.

E não demorou muito, as filas começaram: fila para adquirir um pedaço do Bolo de Santo Antônio, fila para conseguir o Pãozinho de Santo Antônio, enquanto na lateral direita, ao lado do andor da imagem do Padroeiro que sairá na procissão depois da Missa das 19h30, os frades se revezavam para abençoar as pessoas em filas, com os lírios, os pães e artigos religiosos. Todos querem levar uma lembrancinha desta festa. Frei Roger Strapazzon ficou ao lado da barraca de pães de Santo Antônio e para dar conta das bênçãos, aspergia água benta generosamente, como gosta o fiel devoto.

O grande movimento vai acontecer das 11 às 14 horas, quando as pessoas aproveitam os horários de almoço para pedir graças e demonstrar confiança e fé no Santo Intercessor. O bairro do Pari é essencialmente comercial e, no final da jornada de trabalho, a aglomeração no largo Padre Bento atinge o máximo, para a Missa de encerramento e a procissão pelas ruas do bairro.

Neste ano, o tema da festa, que chega à 102ª edição, é “Santo Antônio e a Misericórdia”. Na celebração das 7h30, o presidente Frei Anacleto Gapski falou do significado de misericórdia e disse que a vida toda do santo franciscano foi pautada por atos misericordiosos.

“Santo Antônio me fez corrigir o meu conceito de misericórdia. Ele diz assim: misericórdia é compaixão pela miséria humana. Ele reza assim: Senhor, se me tiras a misericórdia, caio na miséria eterna”.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO
Missas: 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30 e 18h00.

Missa solene: 19h30, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.

Festa externa com barracas e comida típica 4 e 5, 11, 12, 13, 18 e 19, 25 e 26 – Sábados e domingos, a partir das 17 horas

No dia 13 de junho, a partir das 6 horas

Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.

Barracas de churrasco, pastel, sonho, fogazza, doce, quentão, vinho quente, bebida, hot-dog, pizza, tapioca, tempurá e calabresa e barraca de artigos religiosos.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com