Notícias › 02/02/2014

Inauguração de novo altar e entronização marcam o centenário

DSC02490Domingo, dia 2 de fevereiro, às 10 horas, aconteceu a primeira parte das comemorações do Centenário da Paróquia Santo Antônio do Pari. A missa foi dedicada à toda comunidade boliviana do bairro. A celebração foi marcada pela inauguração do novo altar e a entronização das imagens de Nossa Senhora de Copacabana e Urkupiña, padroeiras da Bolívia. A missa foi presidida pelo pároco, Frei Adriano Freixo Pinto, OFM; e concelebrada pelo vigário paroquial, Frei Carlos Nunes, OFM e contou com a presença de Frei Brayan Felipe, OFM.

Na procissão de entrada, diversos imigrantes e descendentes bolivianos entraram com as imagens das Virgens, ícones e outros objetos, além das bandeiras do Brasil e da Bolívia. Alguns deles usavam trajes típicos, de cholas e tinkús, tradições do país vizinho.

DSC02446No início da celebração, Frei Adriano falou a respeito da importância deste dia e o que ele representava para a comunidade e para os imigrantes bolivianos. O pároco também rezou por uma vida mais digna para todos aqueles que chegam em nosso país. Em seguida, foi feita a benção das imagens.

Em sua homilia, o frade falou a respeito do primeiro contato que teve com o Seu Jorge, que pediu que esta entronização fosse realizada, ainda no mês de agosto do ano passado. Pela falta de tempo para reforma da capela, o pároco então sugeriu que esta cerimônia fosse realizada no dia 2 de fevereiro, dia do Centenário da paróquia e dia de Nossa Senhora de Copacabana.

Frei Adriano ressaltou que este gesto representa a acolhida de todos os imigrantes do Pari e da cidade de São Paulo, significando suas culturas, lutas, alegrias e sofrimentos. “Independente de cultura, costumes, santos e pecadores, queremos acolher a todos, pois é Deus quem acolhe todos nós”, acrescentou o pároco.

DSC02544O frade falou ainda a respeito da origem das duas devoções. Copacabana significa lugar luminoso. A história desta devoção começa na Bolívia, com o jovem Francisco Tito Yupanqui. Ele esculpiu uma imagem de Nossa Senhora da Candelária para a capela de Nossa Senhora de Copacabana. A imagem não ficou perfeita, mas o padre local colocou a imagem num altar lateral da capela. Com a transferência deste padre, a imagem acabou sendo tirada do altar e foi levada para a sacristia, ficando escondida.

Francisco Yupanqui, humilhado com o acontecimento, decidiu ir para Potosí, uma cidade que possuía muitos mestres na escultura de imagens sacras. Após este período de aprendizado, com muitas orações e jejuns, Francisco Tito Yupanqui conseguiu fazer uma imagem muito bonita, em madeira, de Nossa Senhora da Candelária. Porém, ao voltar para Copacabana, a população foi ao seu encontro e fez uma grande procissão até a capela. E imagem foi então entronizada no altar mor da capela, e recebeu o nome de Nossa Senhora da
Candelária.

DSC02428O pároco também falou brevemente sobre a Virgem de Urkupiña, devoção nascida na cidade de Quillacollo, no vale de Cochabamba. No final de 1700, uma família que criava ovelhas na região foi agraciada com a aparição da Virgem de Urkupiña, que no dialeto quechua significa já está no morro, que foi o local onde a Virgem apareceu para a filha dos criadores de ovelhas.

A missa também foi marcada pelo encerramento do curso de noivos, onde cinco casais receberam o certificado pela conclusão do curso.

No momento de ação de graças, Seu Jorge pediu a palavra e agradeceu, em espanhol, pela acolhida de Frei Adriano e por ter seu pedido atendido. O imigrante entregou ao pároco um quadro, que registra este momento e agradece pelo gesto de acolhida. Após a fala de Seu Jorge, o grupo Jairas fez uma apresentação artística, com a dança típica Tinkú.

Ao final da celebração, as imagens e ícones foram levados em procissão para o capela, que fica ao lado direito da igreja, reformada e com novo altar em mármore. Frei Adriano fez a benção do novo altar e a entronização das imagens, momento que foi seguido por cantos em espanhol, dirigidos às duas devoções marianas.

Veja aqui mais fotos da celebração.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com