Notícias › 04/06/2014

No caminho da busca de unidade entre os cristãos

2_2 (1)Na noite da última sexta-feira, 30, os líderes das Igrejas-membro do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC), composto pelas Igrejas: Católica Romana; Armênia Apostólica, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Ortodoxa Antioquina, Ortodoxa Grega e Presbiteriana Unida se reuniram na Paróquia Imaculada Conceição (Região Episcopal Sé) para a celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (1 a 8 de junho), que neste ano tem coma tema “Acaso Cristo está divido?” (1 COR 1, 1-17).

Dom Julio Endi Akamine, Bispo Auxiliar de São Paulo, representou a Igreja Católica Romana e disse que a unidade é, sobretudo, um Dom de Deus, a qual Jesus suplicou ao Pai antes de partir. “Nós nos reunirmos em oração para suplicar este Dom. A oração nos move a um caminho de unidade, reconciliação, reconhecimento da riqueza das diversas tradições, e a certeza de que é o Espírito Santo que suscita esta variedade na unidade da Igreja”.

Cônego José Bizon, responsável pela Comissão do Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Arquidiocese de São Paulo e diretor da Casa da Reconciliação, explicou que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos teve inicio em 1908, nos Estados Unidos, pelo Frei Paul Watson, da Comunhão Anglicana, por causa da celebração da festa de São Pedro e São Paulo. Em 1967, após o Concílio Vaticano II, uma comissão mista foi criada entre o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas.

Desde 1968, esta comissão trabalha a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A cada ano, um país prepara o texto bíblico, motivando os demaispaíses para que a Semana da Unidade aconteça. No Hemisfério Norte, a Semana ocorre de 18 a 25 de janeiro. No Hemisfério Sul, a Semana acontece entre a festa de Ascenção do Senhor e a Solenidade de Pentecostes, que este ano ocorre de 1 a 8 de junho.

Igreja Apostólica Armênia do Brasil tem novo Prelado

A celebração também foi ocasião para homenagear Dom Datev Karibian, por tudo que tem feito em prol da unidade entre os cristãos. Karibian é Arcebispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil há 34 anos e está em fase de se tornar Arcebispo Emérito. Ele destacou que a sua relação com as demais autoridades religiosas sempre foi cordial. “Espero que se realizem todos os nossos desejos pela unidade entre os cristãos, que é o desejo do Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O Reverendo Hair Surp Nareg Berberian será o novo Primaz da Igreja Armênia e foi acolhido pelas autoridades presentes. Nareg destacou que “a Igreja é só uma, não existindo divisão. As culturas que a dividiram”.

Faça o download da programação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo

No sábado, dia 7 de junho, acontece a Vigília da Unidade na Paróquia São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista, 2378, promovida pelo Anchietanum com apoio da Paróquia São Luís Gonzaga. A atividade também faz parte dos 50 Pontos de Paz do Arsenal da Esperança. Saiba mais! 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com