Informes Paroquiais, Notícias › 03/04/2015

“Partilha de vida e serviço aos irmãos”, são as palavras-chave desta Quinta-feira Santa

DSC_4267Érika Augusto

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 2 de abril, a celebração do Lava-pés, que marca o início do Tríduo Pascal, com a Quinta-feira Santa. A celebração foi presidida por Frei Anacleto Gapski, e concelebrada pelo pároco, Frei Adriano Freixo, pelo vigário, Frei Carlos Nunes e por Frei José Francisco de Cássia.

Em sua homilia, Frei Anacleto destacou o mistério celebrado neste Tríduo Pascal. “Deus amou-nos tanto que não quis que a gente permanecesse nem no pecado, nem afastado. Depois de ter mandado profetas, juízes, reis, todo mundo para anunciar que Ele nos esperava, Ele nos manda Seu Filho para nos salvar. Isto nos coloca diante da síntese para resumir a história da salvação: Deus criou o homem, o homem pecou, Deus salvou por amor”, afirmou.

“Jesus deu sua vida por nós, não que nós merecessemos. É dom, é pura gratuidade do amor. Ele dá sua vida não por um povo santo, por um povo fiel e agradecido. Ele assumiu a morte do escravo, a cruz, para que nós não fossemos mais escravos do pecado. Ele assume o nosso pecado e é condenado a morrer na cruz pelos nossos pecados, para que nós não fossemos mais condenados, nem escravos do pecado. Com este gesto, não podemos nem colocar em dúvida o mandamento que Ele inaugura hoje, o serviço. ‘Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei'”, acrescentou Frei Anacleto.

DSC_4378O frade destacou a imagem trazida no cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano, a foto do Papa Francisco, lavando os pés de um jovem.

“As duas palavras-chave de hoje são: partilha da vida e serviço aos irmãos”, concluiu.

Ao final da celebração, as hóstias consagradas foram levadas para uma espaço, no memorial, onde os presentes puderam continuar a celebração com a adoração. Na Sexta-feira Santa os fiéis permanecem diante de Jesus Eucarístico, meditando os mistérios de sua Paixão.

Confira aqui mais imagens da celebração.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com