Destaque, Notícias › 05/06/2013

Paz foi o tema do 5º dia da Trezena

Com o tema “Busca a paz dentro de ti, em ti mesmo; se a encontrares, terás paz com Deus e com o próximo”, aconteceu o 5º dia da Trezena dedicada à Santo Antônio.

A celebração foi presidida por Frei Wilson e concelebrada por Frei Hipólito, Frei Carlos, Frei José Francisco e teve ainda a presença de Frei Brayan. O pregador do dia, Frei Hipólito, falou a respeito do tema proposto.

No Evangelho do dia, Jesus é questionado a respeito do imposto devido à César (cf Mc 12,13-17). Os fariseus buscavam um modo de acusar Jesus, por isso foram perguntar a ele o que era o correto a se fazer. Eles, de certo modo, tentavam tirar a paz de Jesus.

Frei Hipólito falou sobre o início da missão de Santo Antônio, por ocasião do chamado Capítulo das Esteiras, em 1221, Capítulo Geral da Ordem Franciscana, onde estiveram presentes São Francisco de Assis e o santo paduano.

Santo Antônio é muito conhecido por sua pregação contra a heresia, muito forte sobretudo na França, onde entre 1224 a 1227, atuou como guardião do Convento de Limoges. “Ele lutava pela conversão, a pacificação da Igreja”, acrescentou o pregador.

Frei Hipólito falou ainda a respeito da paz, que não é ausência de conflito, mas sim uma postura interior. “Paz não é uma virtude, é o resultado de um projeto de vida”, afirmou.

O confrade alertou sobre a importância do perdão na vivência cristã, “Jesus condiciona a paz interior ao perdão, e sem perdão não há paz”. Falou ainda sobre o sacramento da reconciliação, “se tivermos coragem de recorrer ao perdão dos irmãos e da igreja teremos paz interior”, concluiu.

A Trezena em honra a Santo Antônio acontece até o dia 12 de junho.

Confira abaixo os próximos dias e temas da Trezena:

05/06 às 19h30 – Tema: “Usa mais vezes os ouvidos do que a língua”
06/06 às 19h30 – Tema: “Ciência perfeita é amar a Jesus e segui-Lo”
07/06 às 19h30 – Tema: “Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças”
08/06 às 16h – Tema: “Os olhos misericordiosos do Senhor estão sobre os que procuram a paz”
09/06 às 19h – Tema: “A misericórdia do Pai é graciosa, espaçosa e preciosa”
10/06 às 19h30 – Tema: “Afasta-te do mal, mas isto ainda não basta: é preciso praticar o bem”
11/06 às 19h30 – Tema: “Nós, famintos, seguimos o pão”
12/06 às 19h30 – Tema: “Quem ama não conhece nada que seja difícil”

No encerramento, que coincide com o dia dos namorados, haverá uma benção especial para os casais. Neste dia também haverá distribuição de alianças, símbolo do amor de Deus para com o seu povo.

Todos estão convidados/as para esta linda festa em honra a Santo Antônio!

Confira aqui imagens da Trezena 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com