Notícias › 25/06/2013

Postulantes fazem experiência no SEFRAS

Pelo site do Sefras

Entre os objetivos de trabalho do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) há um deles que indica a contribuição na formação e na preparação de frades para a complexidade e pluralismo da sociedade.  Anualmente, essa colaboração aos futuros frades franciscanos é oferecida no período das férias quando eles veem à São Paulo, para conhecer os diversos públicos que o Sefras atende nos serviços.

Este ano de 2013, a instituição recebe 15 jovens que ficarão entre os dias 20 de junho e 12 de julho. Os dois primeiro dias da chegada dos estudantes (20 e 21 de junho) foram dedicados à formação assessorada pelo Frei José Francisco de Cássia, diretor do Sefras. A proposta foi preparar os postulantes para o contato com a realidade dos empobrecidos a partir das orientações eclesiais e motivações evangélicas dos quais a instituição  tem como fundamento no trabalho social. Ainda, contou com a orientação da supervisora técnica do Sefras e assistente social, Rosangela Pezoti que ajudou o grupo a entender o cenário social e o contexto socioeconômico dos atendidos, assim como, a política pública de assistência social como um direito do cidadão e também, a compreensão de assistencial social versus assistencialismo. Diante de tudo isso, o papel da solidariedade franciscana na esfera pública e no atendimento aos empobrecidos.

A partir do dia 24 de junho os estagiários irão fazer uma convivência com os idosos da Casa de Clara, com a população de rua, no “Chá do Padre”, com as pessoas vivendo com HIV/Aids, no Cefran e com o processo de reciclagem e inserção social de catadores, no Recifran.

Para o Sefras é uma oportunidade de colaborar com o processo formativo dos futuros frades, a fim orientá-los para a problemática social e ainda, animá-los para a participação no serviço franciscano de solidariedade com os empobrecidos. Além disso, contar com a ajuda deles nos trabalhos diários desenvolvidos durante o atendimento nos serviços.

Fonte: http://www.sefras.org.br/portal/postulantes-fazem-experiencia-solidaria-com-empobrecidos.html#sthash.YRmyZ2kP.WtFXwdeo.dpuf

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com