Informes Paroquiais, Notícias › 09/06/2015

Santo Antônio: propugnador da fé

DSC_7728Hoje, terça-feira, a Paróquia Santo Antônio do Pari celebrou o 10º dia da trezena em honra ao seu padroeiro. A missa foi presidida pelo vigário paroquial, Frei Carlos Nunes. O frade lembrou o santo celebrado no dia de hoje: São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil.

O tema deste 10º dia da trezena foi: Santo Antônio, propugnador da fé. Propugnador da fé é um título que aparece na ladainha de Santo Antônio, assim como todos os temas da trezena deste ano. Frei Carlos explicou a origem da palavra propugnador. Pugna significa luta, batalha.

“Propugnador é aquele que luta e ajuda a resolver os conflitos”, acrescentou. O frade então contextualizou esta luta do santo paduano. Santo Antônio, assim como São Francisco, viveram numa sociedade que lutava contra as heresias. O santo, também conhecido como “martelo dos hereges”, ajudou nesta batalha contra aqueles que falavam e difamavam a fé cristã.

DSC_7720Frei Carlos falou também do Evangelho do dia de hoje, ser sal da terra e luz do mundo. “O sal é aquilo que dá sabor. Não podemos deixar morrer esta fé. A luz, quando posta sob a mesa, ilumina os que estão ao redor. A fé nos ilumina, nos aproxima de Deus”, disse Frei Carlos. O vigário falou também sobre duas comparações que Santo Antônio faz da fé. Ele compara a fé a uma videira, que estende seus ramos, que é a caridade, e produz o fruto, que são as boas obras. Ele compara também a fé a um peixe, que mesmo com as batidas nas pedras, não se deixa levar pelas adversidades. “Assim também deve ser a nossa fé”, concluiu Frei Carlos.

Em seguida, todos foram convidados a rezar a ladainha de Santo Antônio. Ao final da missa, foi distribuído o pão bento. A Trezena continua nos próximos dias. Venha rezar conosco!

Confira aqui mais fotos da celebração

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com